INVESTIMENTO PUBLICITÁRIO SÓ RECUPERA DA QUEDA DE 2020 EM 2022

O investimento publicitário em 2020, a nível mundial, deverá cair 10,2 por cento para os 557,3 mil milhões, impactado pela covid-19. Na recessão de 2009, o mercado publicitário global contraiu 12,9 por cento.

Desta vez, o mercado mundial levará pelo menos dois anos para se recuperar os valores pré-pandemia. Segundo a consultora WARC, no próximo ano o investimento deverá crescer 6,7 por cento e em 2022 mais 4,4 por cento.


Analisando por meio, a nível mundial, ao longo do ano a publicidade no cinema contraiu 46,5 por cento. A publicidade exterior caiu 27,3 por cento, a de rádio 18,4 por cento e a de televisão 16,1 por cento. Já o vídeo online viu o investimento crescer 7,9 por cento, enquanto nas redes sociais incrementou 9,3 por cento.

Em termos de sectores, a publicidade a bebidas alcoólicas caiu 29,3 por cento e a automóveis 21,3 por cento. Já o sector dos transportes e do turismo afundou 33,8 por cento. Um dos poucos segmentos a mostrar evolução positiva, a nível mundial, está relacionado com publicidade de entidades públicas, governo ou ONG, já que cresceu 16,.9 por cento, também à boleia da covid-19.


14 Janeiro, 2021